quarta-feira, 27 de maio de 2009

Botas para as baixinhas

Aproveitando a pesquisa que eu fiz sobre as ankle boots, resolvi escrever sobre um grande tabu: botas para as baixinhas. A nossa intenção no blog é mostrar a nossa visão de moda e tentar trazer para a realidade de nós, reles mortais, o que vemos no mundo fashion.Não quero me tornar repetitiva, mas, em defesa de causa própria ainda vou escrever muito sobre como as baixinhas podem andar na moda, usando todas as tendências.
É um tal de baixinha não deve usar bota tal, bota assim, bota assado. Podemos sim! E os cuidados são os mesmos de sempre: evitar partir a silhueta.


Botas

O que eu vou tentar é falar um pouco de como devemos usar cada tipo de bota. Lembrando, claro, que determinados modelos não são recomendados para mulheres que tem as pernas grossas, logo, nada tem a ver com a estatura.
As famosas ankle boots são grandes aliadas nossas. Aquelas botas que batem no tornozelo. Elas funcionam perfeitamente com saias até a altura dos joelhos, alongando a silhueta. Se não tiver frio pode dispensar a meia calça, mas se estiver um dia geladinho, use com uma meia calça acima do fio 40 da mesma cor da bota. Um cuidado a mais tem que ser observado: opte por modelos mais sequinhos, sem detalhes no tornozelos, pois, isso achatará sua silhueta.Esse cuidado vale para meninas de tornozelo grosso, independente da altura.



look ankle boot

Botas de cano curto ou médio é ideal para usar para dentro da calça. Tenho várias botinhas de cano curto e uso muito quando está chovendo ou está frio para usar algo mais que um scarpin. As de bico mais fino funcionam bem até com calças de alfaiataria. As de bico redondo ou quadrado, com saltos mais grossos pedem calças mais despojadas ou jeans.


bota cano curto/médio

As botas de cano longo que vão além da batata da perna são bem versáteis. Se a bota tiver a mesma cor da calça e está for justinha, como uma legging ou skinny, pode colocar para fora da calça tranquilamente. Com saia o ideal é que ela tampe um pouco mais que o ínico do cano da bota. Se a saia for mais curta use com uma meia calça mais grossa da mesma cor da bota.


Bota cano longo

Agora, se a bota não tiver salto ou for do tipo montaria, dê preferência à saias longas na altura dos tornozelos ou use com legging da mesma cor.


Bota sem salto

Os looks que eu criei são só para ilustrar o que eu escrevi. Aceito sugestões. Mãos à obra, meninas!

Nana

39 comentários:

nubia benta disse...

Adorei esse blog, pois também estou cansada de ouvir dizer que baixinha não pode usar isso ou aquilo, como se ser baixinha fosse um defeito.

Nana disse...

Núbia, bem vinda ao Pequenos Frascos.Eu também acho que não baixinha seja defeito. Eu tenho 1,52 de altura e adorooooooooo! Como o blog é de dicas de "moda", há uma "regra" de que deve-se evitar partir a silhueta, para que ela pareça mais alongada. E isso vale para baixinhas e não baixinhas. Mas, independente de qualquer regra o que eu acho é que bom senso e personalidade estão sempre em alta.
Beijocas

Anônimo disse...

Nooosaaa! Amei este blog, muito útil para nós baixinhas. Tenho 1,51 e quando pesquiso sobre moda tenho a impressão de que tudo é desenvolvido em função das altas, um tremendo preconceito. Quando me visto tento me orientar pelo bom senso, ao perceber que uma peça reduziu ainda mais o meu tamanho, troco por outra. Sou muito feliz com o fato de ser compacta e não dou importância para os comentários alheios. Já virei fã do blog, vou seguir as dicas.
Valeu

Geizielle

Nana disse...

Geizielle,
seja muito bem vinda ao blog. Fique a vontade para fuçar muito e voltar sempre.
Que bom que você gostou das dicas. Ando meio parada com os posts, pois, estou atolada de serviço, mas sempre que puder escreverei sobre como nós baixinhas podemos ficar ainda mais belas.
Eu acho que bom senso é tudo. E um pouco de personalidade também. O espelho é nosso melhor companheiro.
Beijocas de uma compacta que também adora ser pequena.

Jaci disse...

Sem querer acabei descobrindo esse blog.Muito legal, valeu pelas dicas.

Katiany Galhardo disse...

Nossaaa!!! gostei muito do seu blog, tem ótimas dicas..sou baixinha e sou antenada na moda, mas fico chateada quando dizem que certas roupas ou calçados são "proibidos" para nós, lógico ...temos que usar o bom senso..né !!!para isso temos um espelho ENORME que fica no nosso quarto!!!!hahahahhhahhh e blogs como este que nos orienta na maneira adequada de nos vestir.Beijos!!!!

Mariana disse...

Katiany, seja muito bem vinda ao Pequenos Frascos!
Bom senso é tudo! E personalidade também. Acho que tendo consciência do que nos favorece e do que não é tão bom, temos escolha.
Eu sou baixinha satisfeita! E mesmo sabendo que bolsas grandes não me favorecem uso por personalidade.
Moda é feita para nos fazer feliz e não para nos escravizar, né?
Aguardo mais visitas sua!
Beijinhos

Anônimo disse...

eu amei estas dicas, pois sou baixinha e toda vez q usava uma bota me sentia mais baixa e amis pesada (grosseira) certamente porque não conhecia estas informações... este é o primeiro blog q eu sigo, fiz questão pois amei os temas e vcs são extremamente naturais... também sou mineira, moro atualmente em betim, mas sou do interior... EU TAMBÉM SOU UMA CIDADÃ DO MUNDO, amo cada cidade q passo rsrsrs como disse uma de vcs, muito sucesso!!! bjin

Mariana disse...

Anônima, bem vinda ao Pequenos Frascos.
É sempre muito bom ler comentários como o seu, pois, a gente sente como se a gente tivesse trocando figurinhas com as amigas.
Volte sempre!
Beijoca,
Nana

Vânia disse...

Oi!!
Adorei o blog...Tenho 1,51 de altura e, como todas as compactas que aqui postaram, estou cansada de certas regrinhas, claro que usaremos sempre o bom senso...Ah! Tbém uso bolsas grandes e botas longas e curtas!
beijos...

patricia cortinas disse...

oi nana sabe minha melhor amiga eu á chamo carinhosamente de nana.amei seu blog e suas dicas tenho 1,58 e uso bota cano longo com salto alto e fico linda me acho linda e o segredo é o famoso bom senso.tem coisas que não caem bem e temos que reconhecer mas as regras ditadas pela sociedade não é bem assim são regras sem excessões.um beijão.ah!e a proposito eu faço decorações de quartos e salas com cortinas dá uma passadinha em meu blog pati cortinas são joão de meriti

Pequenos Frascos disse...

Vânia e Patricia, sejam muito bem vindas ao Pequenos Frascos.
Adorei saber que além de compartilharmos o tamanho compacto,partilhamos da visão de que bom senso e espelho são melhor do que regras.
Voltem sempre!
Beijos,
Nana

vanessa disse...

As baixinhas podem usar short com botas?
Adorei o blog.Beijão

Anônimo disse...

Meu nome é denise moutinho , tenho 1,52 e amoooo ser baixinha.
adorei o site e encontrei por acaso, agora vou estar sempre aqui.
valeu pelas dicas.

Mariana disse...

Bem vinda, Vanessa!
Sim, baixinhas podem usar short com botas. Mas, devemos ter o dobro da atenção.
Eu escrevi dois posts sobre o uso de botas com short aqui no blog. Vou colocar os links. Caso eles não satisfaçam suas dúvidas, volte aqui que a gente conversa melhor, ok?

Post1: http://pequenosfrascos.blogspot.com/2009/06/gata-de-botas.html

Post 2: http://pequenosfrascos.blogspot.com/2009/07/gata-de-botas-ilustrando-melhor.html

Beijos

Mariana disse...

Bem vinda, Denise.
Você tem a mesma altura que eu! Também adoro ser baixinha. Apesar de eu estar postando pouco, devido ao meu volume de trabalho, sempre que dá venho compartilhar dicas e coisinhas que acho por aí.
Volte sempre!
Beijos

- disse...

Eu nunca use bota por causa disso, mas a gente tem q usar o que fica bonito, não pq os outros dizem q é pra usar....
Ah amei a bata que faz conjunto com a bota de salto. Sabe dizer qual loja tem essa bata?

Mariana disse...

Disse,
concordo com você plenamente. Em primeiro lugar a gente tem que usr o que a gente acha que fica bonito. As dicas são para que a gente fique ainda melhor.
Então, se jogue nas botas.
Quanto à bata é uma imagem que eu peguei em um programa que faz montagens, chamado Polyvore. Voltei no set que tem a bata e diz que ela é da Forever 21. Não faço idéia de que coleção seja até porque o post já tem quase dois anos. Além disso, não é uma loja brasileira e não sei se faz entregas aqui. De qualquer forma, boa sorte na sua procura por batas.
Volte sempre!!!
Beijos

RENATHYNHA disse...

Adorei o blog,bem explicativo e até que enfim,dando uma luz,para as baixinhas como eu,(1,50cm).O blog ajuda a nos encontrarmos e a fazermos parte do mundo da moda sem deixarmos de sermos nós mesmas e o melhor,de bem e felizes com nossa estatura,isso que importa!Parabéns pelo blog e SUCESSO!Bjus no S2

Mariana disse...

Renathynha,
seja muito bem vinda! Seu comentário me fez ganhar o dia.
Nós mulheres temos que aprender a sermos mais satisfeitas com o que temos e parar de olhar o que não temos. Dá pra ser muito feliz sem seguir ditadura nenhuma, né?
Vamô que vamô.
Estou com uma idéia de post para nos baixinhas. Assim que tiver um tempinho posto aqui.
Beijocas e volte sempre!

Fran disse...

Olá!!Adorei o blog,virei fã.Mas queria ajuda,sou gordinha de perna fina sou cheinha da cintura para cima,e sou baixa 1.60.Por isso não sei que roupas usar..Poderiam me passar algumas idéias.
Obrigado!!E muito sucesso.

Anônimo disse...

Amei a matéria...
quantas revistas deveriam destacar as baixinhas c/ seus tipos de botas
e ñ destacam.....
vlw a pena a matéria!
bjss

Mariana disse...

Bem vinda, Fran!!!
Deixe me ver como posso ajudá-la. Com as informações que você passou fica difícil definir que formato de corpo você tem, mas me parece que te incomoda a altura, o ser mais cheiinha na parte de cima e ter pernas finas. A primeira coisa a fazer é determinar o que você quer destacar e o que você quer disfarçar.
Para isso recomendo que você leia os nossos posts sobre o formato oval que vai te ajudar a encontrar peças para a parte de cima e sobre o formato retangular que te ajudará a valorizar suas pernas. No mais, como você tem diferença entre a parte superior e inferior, recomendo que você tente equilibrar a silhueta.
Sei que assim está muito genérico mas não estou conseguindo detalhar mais. Por favor, leia os posts e me mande suas medidas de ombro, cintura e quadril para ver se eu consigo clarear as coisas. E 1,60 não é tão baixinha assim.
Aguardo sua volta!

Anônimo,
obrigada pelo elogio. Também acho que as revistas podiam ser um pouco mais realistas e trazer as tendências para as que não tem o biotipo das modelos que desfilam as roupas. Volte sempre que quiser e precisar.

Beijocas,
Nana

unhas disse...

ola ,eu gotei e uma bota de cano bm curto com um laço lateral do mesmomaterial da bota da ramarim ,gostaria de saber se da pra usar ela com vestido longo,assim um palmo pra baixo do joelho,bjs...

Mariana disse...

Olá!
Deixa ver se eu entendi. Você quer saber se dá pra usar uma bota de cano curto com um vestido de comprimento um palmo abaixo do joelho.
Algumas considerações:
Cano curto quanto? No tornozelo ou mais alto um pouco?
Independente da sua altura essa produção vai partir sua silhueta e vai dar a impressão de que você é mais baixa.
Há como minimizar isso. Use uma meia calça da cor da bota. Mas, isso só vai funcionar se o contraste entre vestido e meia não for muito grande.
É difícil falar sem saber mais detalhes, mas, do que posso imaginar acho que a bota nesse caso não é a melhor escolha. Talvez um scarpim ou peep toe fiquem mais adequados.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só voltar que a gente tenta achar uma solução.
Beijos,
Nana

Anônimo disse...

Adoro sapatos e tenho uma paixão especial por botas, na verdade não me importo muito com o que os outros acham sobre o assunto, pois me sinto MARAVILHOSA com elas, eu tenho 1,60m e gosto de saltos altos, logo não fico tão pequena, porém ver as pessoas questionando o padrão estabelecido me faz muiiiiiiiiito bem. Tem um povo que se veste mal, verdadeira poluição visual e se diz na vanguarda, criticando os outros. Alguns são
chiques mas a maioria é estranha. bjin e parabéns

Mariana disse...

Bem vinda!
Embora eu use pouco por questão de temperatura, também, amo botas.
Eu acho que padrões devem ser questionados. Vivemos numa época de muita distorção de imagem. E também acho que quanto mais sabemos sobre nossa imagem, sobre o que queremos, o que nos favorece ou não, mais fácil fica ver o quanto a gente quer ou não se encaixar nos padrões.
Acho que muito dessa poluição vem da falta de conhecimento e da simples repetição do que é classificado como moda. É preciso triagem! Ulimamente, ando me chocando mais com quem usa algo que não tem nada a ver com a personalidade dela do que com algo que não cai bem no tipo físico. Temos que resgatar a nossa identidade.
Volte sempre e obrigada pelos parabéns!
Beijos

Anônimo disse...

olá meu nome é katyane, adorei encontrar o site, li tudo sobre o uso de botas, mas ainda assim estou numa dúvida cruel. Irei viajar em julho para sul e lá estará bastante frio, não sei que bota usar se uso uma rasteira cano longo ou uma cano curto, Tenho 1,50m e estou nesta dúvida cruel, só ressaltando que irei usar algumas meias fio 80 e 150 e calças bem coladas no mesmo tom da bota( que ainda não comprei) preta. por favor me ajude. agradeço.

Mariana disse...

Boa tarde, Katyane! Bom carnaval!
Vamos lá: bota de cano alto ou bota cano curto com salto? Dá no mesmo desde que você use o truque da meia calça ou calça do mesma cor ou uma cor próxima que não signifique um contraste brusco.
Eu, como sou friorenta, levaria a de cano alto desde que fosse possível colocar para dentro da calça, pois, não curto bota pra fora da calça.
Se for possível, leve as duas. Use a sem salto para passear durante o dia e a de salto para sair à noite.
Espero ter esclarecido. Caso tenha alguma dúvida é só voltar.
Beijo,
Nana

Anônimo disse...

Oi meninas sou a Índia, acho que vocês já ouviram muitooo isso mas vou dizer novamente: - Adoreiii o Blog!!!... rsrsrsrsrs... mas meninas tenho aindaaa uma duvidinha... Eu amo o estilo country, o xadrez, os chapéus e as botas country me fascinam, não só pra usar no mês de frio mas tambem no calor, com saia, short jeans, vestidinho leve... mas e eu a baixinha de perninha bem desenhada, onde fico nessa história??? Tenho mesmo que ficar de fora só olhando e desejando que um dia inventem uma pílula do crescimento??? um beijoooo meninas...s2...

Mariana disse...

Olá, Índia! Obrigada pelo elogio. A gente fica muitooooooo feliz em recebê-los!
Vamos lá! Dúvida super pertinente! No frio, fácil de resolver. É só não criar contraste entre a bota e a calça ou usar meia calça de cor igual ou próxima à da bota. Mas e no calor? A verdade nua e crua é que não é o visual que vai mais te favorecer. Mas você deve deixar de usar? Na minha opinião, não! Desde que você tenha a consciência de que não é um look que te deixa mais alta e magra.
Eu sou baixinha e amo sapatilha. E nos últimos tempos tenho me arriscado em sandálias abotinadas.
Como minimizar a sensação de achatamento e alargamento? Evite botas com muitos detalhes. Tente usar modelos mais secos e de cores mais neutras. Use botas de canos mais baixos e peças de comprimentos mais curtos e looks mais monocromáticos. Assim, as faixas de cortes ficaram menos contrastantes.
Tente: vestido leve com uma cor só ou uma cor bem predominante (passe longe de listras, saia curta ou short com camisa xadrez que tenha fundo de cor próxima à da peça de baixo e uma ankle boot. Assim, vc tem um corte de visual no tornozelo e outro acima do joelho.
Não sei se deu para entender o raciocínio. Qualquer coisa, é só voltar.
Beijos

Anônimo disse...

Olá, adorei o blog e estou aprendendo muito. Sou baixinha ( 1,59) e gostaria de usar uma saia longa de tecido com uma botinha de cano curto.Será que combina ?

Obrigada !

Mariana disse...

Olá, Anonima!
Bem vinda ao Pequenos Frascos!
Você nem é tão baixinha assim!!!!
Vamos lá: pode combinar sim. Mas você precisa tomar dois cuidados. O comprimento da saia que deve ficar no ossinho do tornozelo e a cor da bota que não pode contrastar demais com a cor da saia.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Qualquer coisa é só voltar.
Beijo,
Nana

Sandra disse...

Amei as dicas tudo de bóm viu sou baixinha e já não sou mas uma mocinhas sou uma senhora madura de de bóm gosto mas ai tenho lá meus receios de como usar s/ fc ridicula suas dicas só me ajudou tirando tds meus grilos gd bj

Mariana disse...

Que bom que você gostou, Sandra!
Seja muito bem vinda ao Pequenos Frascos. Aqui é para todas nós. Idade é só uma coisa cronológica!
E para melhorar, parece que nós baixinhas demoramos mais para envelhecer.
Volte sempre!
Beijos

Cris RJ disse...

olá
onde ncontro uma calça como aquela apresentada na foto? (jeans)
sinceramente estou tendo ua dificuldade com o cós que pelo amro de Deus!isso é só comigo ou mais alguéme stá sofrendo? parecem cós de calça masculina! em todas as lojas que fui a calça entra mas o cós possui o mesmo problema! fora que essa calça que nem é aquela mistura ideal de boot cut com flare é uma dificuldade em cahar porque detesto calça skinny. se alguém souber ,por favor, indiquem . sou do RJ

Mariana disse...

Cris,
calça jeans é uma coisa complicada mesmo. Super pessoal. Eu tinha falado em outro comentário seu sobre uma da Siberian mas ela é skinny. Falei de outra da Equus também que é reta. Aí, lembrei que tenho uma meio flare da Equus, só que é um black jeans. Eu me dei bem com jeans da Siberian, Equus, Patogê, M Officer, Hering ( reta, azul escuro com lavagem discreta. Bem básica. É a que eu mais tenho usado) e Patogê. Acho que todas essas marcas você encontra com facilidade aí no Rio.
Se eu tiver mais alguma idéia, posto aqui, tá?
Boa sorte na sua procura.
Beijos

Jeniffer Tricolor disse...

Genteh!!
Amei mesmo parabéns a iniciativa desde blog. Levei 23 anos da minha vida para adquirir uma bota,pois sempre tinham essas crenças semana passada comprei uma depois de ler esse post.
muito obrigada!!
Amei tbm os modelitoo.

Mariana disse...

Bem vinda, Jeniffer!
Que bom que você gostou do post e que ele te ajudou. Tem várias dicas pra baixinhas no blog. Se tiver alguma dúvida é só voltar.
Beijo