terça-feira, 2 de junho de 2009

Corpo Ampulheta

As mulheres que tem o formato de corpo ampulheta são as que tem o corpo mais proporcional e que tem mais liberdade de usar quase tudo que quiserem. Digo quase tudo porque quem é mais gordinha tem que ficar atenta aos volumes. Além disso, é comum nesse tipo de corpo as coxas serem grossas e a mulher ampulheta pode também ter muito busto. Ao marcar a cintura, que é tem a medida bem menor que a dos ombros e do quadril – que tem medidas semelhantes, a mulher valoriza suas formas. O maior desafio da mulher com o corpo ampulheta é suavizar as curvas para não cair na vulgaridade.



Use: Roupas que ajude a diminuir o volume das coxas, disfarçar o busto (caso ele seja grande) e valorizar a cintura.
- Blusas com decote em "V", regatas. Decotes não são grande problema para você se você não tiver muito busto.
- Blazers e casacos acinturados
- Calça e saia risca de giz, que alongam a silhueta
- Saia evasê
- Saia afunilada, que destacam a cintura, tipo lápis.
-.Vestidos acinturados, tipo envelope, transpassado
- Calça monocromática. As estampadas podem trazer volume para o quadril e para as coxas.
- Se a mulher com esse formato, que estiver com o peso normal, pode usar calças retas de cintura baixa
- Cinto e faixas, mas bastante cuidado para que não sejam não muito apertados, para não diminuir ainda mais a cintura, dando a impressão que os ombros e os quadris são desproporcionalmente grandes.

Evite: Peças super justas ou largas demais, pois, elas desequilibram a silhueta que é proporcional.
- Malhas de tricô volumosas, ou roupas com muito volumes que esconda as formas;
- Linhas horizontais que achatam a silhueta. Aliás, listras horizontais são para poucas.
- Estampas na altura do busto ou coxa; no caso daquelas mulheres que embora tenham o corpo ampulheta tem coxas grossas e muito busto.
- Ombreiras; que acrescentam volume onde não precisa.
- Casacos amplos de corte quadrado; que escondem a forma do corpo
- Vestidos largos de corte reto.
- É bom evitar também as golas altas ou volumosas para quem tem seios grandes, para que não desequilibre as proporções.
- Evite as saias muito curtas e as com muita roda.

Vestidos - Corpo Ampulheta

Como vocês podem ver, meninas, a variedade de vestidos é enorme. Quem é privilegiada com um corpo ampulheta tem várias escolhas.

Blusas e Saias Corpo Ampulheta

Aqui estão alguns exemplos de tipos de blusas e saias que caem bem ao formato ampulheta. Deixando o colo aparecer e valorizando a cintura, as combinações são inúmeras.

Calças e casacos Corpo Ampulheta


Peças básicas, obedecendo as dicas para o formato do corpo você pode criar vários looks. Reparem que a calças com volume no quadril e pernas muito estreitas devem ser evitadas.


Fonte:http://www.andreiasantana.com/,http://www.sacomani.blogspot.com/, http://www.combinacomvoce.com.br/, http://www.haskellcosmeticos.com.br/
Nana

71 comentários:

Aninha Leme disse...

eiii
onde compra um corpo do tipo ampulheta?
kkkkkkkkkkkkkk
pelamorrrrrrrrrrrrr
o meu tá mais pra kombi!
beijossssssssss

Nana disse...

Aninha,
deixa de ser exagerada, menina! E nem existe corpo ideal não. Existe corpo que a gente tira partido dele.
Tem pra todas!!!!
Beijocas

DriM's.Ateliê disse...

Oi!! Verdade, entendo perfeitamente seu problema com anéis... tb tenho!!! Os que eu comentei que tinha, são lindos, mas só me servem no dedo indicador... Bom, pelo menos servem... :))) Ah, e tô acompanhando seu post do corpo ampulheta!!! :))) Tô organizando um post sobre um resumo do livro "esquadrão da moda" já ouviu falar? Dai, no posto eu vou colocar link pra este seu aqui!!! :))) bjssss, da DriM

Nana disse...

DriM,
pode ser que no indicador os anéis sirvam. Mas não é muito meu estilo. Eu adoro anel no anular, mas aí minha medida é 9 / 9,5 (prefiro comprar 9,5 porque no verão costuma inchar um pouco). Então, você deve imaginar como sofro! Para completar, pulseiras e braceletes que também adoro, raramente, servem.
Já ouvi falar muito bem do livro, mas, ainda não tive oportunidade de ler. Vejo os programas (americano, inglês e brasileiro) de vez enquando.
Vamos postar sobre todos os tipos de corpo aqui. E contamos com os comentários das leitoras para sempre podermos melhorar.
Beijocas e até mais!

Edy pinturas disse...

Olá... gostei muito do seu blog e estou a procura de sugestoes de modelo para o meu biotipo "ampuleta", contudo, estou fora de forma: tenho coxas grossas, quadril largo, soutien 46, 1,62 de altura, enfim baixinha e fofinha - tipo Preta Gil, contudo com tom de pele bem mais claro. Caso possa dar me sugestoes de onde encontrar como site/blog, e/ou outras dicas desde ja agradeço. Trabalho em um ambiente formal e porcuro sugestoes de look's. Moro no interior de Mato Grosso e fica dificil encontar boas opções.
obrigado.
Edmara

Edy pinturas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nana disse...

Edmara, seja muito bem vinda ao Pequenos Frascos.
Não sei se entendi muito bem a sua dúvida, mas vou tentar responder como entendi. Caso não seja isso que você quer, vai perguntando que vou respondendo.
Aqui fizemos um resumo de várias coisas que encontramos na net. Tem um site em especial que eu acho bacana, pois, ele propõe looks para cada tipo de corpo. É o http://www.oqvestir.com.br/ch/index.aspx Tem uma leitora do blog que fez uma série bacana também sobre formato de corpo: www.drimsatelie.blogspot.com
Como você disse que está mais fofinha, recomendo você ler aqui no blog mesmo os posts que fizemos sobre o tipo de corpo oval. Em geral, mulheres com esse tipo de corpo tem coxas mais grossas e seios mais fartos.
Quanto à roupa para trabalho, acho sempre uma boa, ainda mais que o seu ambiente de trabalho é formal, terninhos com calças retas, sem detalhes que acrescentam volume à silhueta, com blazer mais na altura da cintura e camisas acinturadas mas não justas.
Fica difícil de indicar lojas, pois, não conheço o Mato Grosso.
Espero ter ajudado. Não se acanhe em voltar e perguntar sempre.
Beijoca

Anônimo disse...

porfavor
gostaria de saber que tipo de corpo é o meu estou um pouco gordinha
busto=99cm
cintura=76cm
quadril=102cm
coxa=58cm

Mariana disse...

Olá, Anônimo (a)!
Apesar de você mandar essas medidas fica complicado determinar qual o seu tipo de corpo.
Precisamos saber a medida do seu ombro. Se ela for bem próxima da medida do quadril, você pode ser ampulheta. Se ela for menor que a do quadril, você pode ser um triângulo ou pera. como você disse que está acima do peso, pode ser que você precise aproveitar as dicas para corpo Oval.
De qualquer forma, uma coisa que não falha: disfarçar o que incomoda e valorizar o que é bonito.
Escrevemos uma série de post falando sobre isso. Acho que valhe a pena dar uma olhada.
Qualquer outra dúvida, entre em contato conosco.
Um abraço,
Nana

Mariana disse...

O nosso email de contato é pequenosfrascos@gmail.com
Para uma consultoria de imagem completa, precisamos saber onde você está, já que atendemos em Belo Horizonte.
Caso a gente não possa te atender em uma consultoria, talvez possamos te indicar alguém na sua cidade.
Aguardo o seu contato.
Abraço,
Nana

Anônimo disse...

olá,
meu corpo tem medidas de ampulheta:
87 busto; 62 cintura; 89 quadril.
maaaas minhas pernas são fininhas(bem feio)
46 de coxa...
que faço?
obrigada.

Mariana disse...

Olá!
Pelas medidas que você passou, seu corpo realmente é ampulheta.
Como você não gosta das suas pernas, vou dar dicas de como disfarçar.
A melhor coisa é chamar a atenção para a parte superior do seu corpo. Nesse sentido, o uso de blusa e calça, saia/bermuda (com comprimentos abaixo da coxa)é o mais indicado.
No caso do uso de bermudas, saias e shorts, use um comprimento que disfarce o diâmetro da sua coxa. Pois, temos que equilibrar a questão do quadril com a a questão da coxa. O caimento da roupa tem que estar impecável. Vale pagar um pouco mais por um bom corte.
Evite roupas justas. Elas vão evidenciar o quadril e as coxas. Roupas soltas podem ajudar. Soltas, mas não largas.
Espero ter ajudado um pouco.
Beijos

Beatriz. disse...

olá
tenho 1,65 aprox
e 56 quilos
tenho 83 de busto
64 de cintura
97 de quadril
e 58 de coxas
gostaria de saber se o meu corpo é o chamado apulheta !
bjooos

Mariana disse...

Olá, Beatriz!
Bem vinda ao Pequenos Frascos.
A principal característica do corpo ampulheta é o equilíbrio das medidas dos ombros e dos quadris, com uma cintura de medidas bem menores.
Como você não mandou a medida dos seus ombros não tenho como avaliar, mas, analisando a relaçaõ entre quadril e cintura você pode seguir as dicas do corpo triângulo ou pera.
Espero ter ajudado.
Volte sempre!
Beijos

Mônica disse...

Olá meu nome é Mônica, gostaria de saber meu tipo de corpo, as medidas são: ombro 96 ,cintura 77, quadril 96

Mariana disse...

Boa noite, Mônica!
Seja muito bem vinda.
Suas medidas indicam que você tem o corpo ampulheta. As medidas dos ombros e dos quadris são iguais e a da cintura é bem menor que elas, o que caracteriza esse tipo de corpo.
Beijos

Anônimo disse...

Acho que suas dicas estão um pouco erradas , nesse formato de corpo.
Ter a cintura fina é otimo , e deve-se marcar para ficar com o corpo bonito , e não suavizar.
O corpo ampulheta é o ideal , todos as dicas para os outros corpos tem o objetivo de deixar com aparencia ampulheta.

Mariana disse...

Anônimo,
acho que novamente você está equivocado quanto à leitura do meu texto.
A parte marcar cintura está nas dicas que a mulher deve usar, com a seguinte ressalva "Cinto e faixas, mas bastante cuidado para que não sejam não muito apertados, para não diminuir ainda mais a cintura, dando a impressão que os ombros e os quadris são desproporcionalmente grandes."
Se a cintura for comprimida por alguma coisa e ficar ainda menor em relação aos ombros e aos quadris, vamos criar uma desproporção ao invés de harmonia. O ideal é que se marque a cintura para mostrar o seu formato natural, que é muito bonito.
Abraço,
Nana

Dani disse...

Oi, amei seu blog, tirei o dia para pesquisar justamente sobre tipo físico, o meu é ampulheta e nem sabia rsrsrs, mas é complicado achar o tipo de roupa que eu goste e que combine, e olha q sou decisiva, sou magra, e estatura baixa 1,60 de altura tenho 19 anos, beijos!

Mariana disse...

Bem vinda, Dani!
Que bom que você gostou do blog e ele pode te ajudar.
Quem tem corpo ampulheta e é magra tem muito mais facilidade em achar roupas que caiam bem. Talvez seu maior problema seja saber qual é o seu estilo.
Assim que a vida real der uma folguinha vou tentar escrever um pouco sobre estilo. Quem sabe você não tem uma luz, né?
Beijo,
Nana

Anônimo disse...

Oi, adorei o blog!E tenho uma duvida! Meu corpo tem o formato ampulheta, porem com pouco busto. E no final do ano vou me formar, mas nao sei que vestido usar, pois nunca usei vestido longo! Queria dicas de vestidos!
bjs

Mariana disse...

Anônima,
seja bem vinda ao Pequenos Frascos. É difícil te dar dicas de vestidos para sua formatura sabendo apenas que você é ampulheta com pouco busto. Sua altura, seu gosto, suas idéias, se vai ser um baile de gala, se é formatura de 8ª série, 3º ano ou faculdade...
Np geral, quase tudo fica bem no seu tipo de corpo, inclusive vestidos mais decotados. Se for tomara que caia sugiro que você verifique muito bem a sustentação para não ficar desconfortável na hora de dançar. É feio e chato ficar arrumando decote toda hora.
Caso você queira acrescentar dados, estou à disposição para ajudar.
Beijo,
Nana

Anônimo disse...

Me Ajudem Por Favor.....!!

Tenho 17 anos.
Peso 43 kl.
Altura 1.53 mt.
83 de Busto.
62 de cintura.
84 de Quadris.
e 42 de cochas ..

Que roupa valoriza minhas curvas...
além disso tenho pouco bustoo..

Meninas me ajudem*
Bjs*

Mariana disse...

Olá!
Bem vinda ao Pequenos Frascos!
Menina de sorte! Pelas suas medidas seu corpo está ótimo e você pode usar tudo! Além disso, você tem uma idade que permite roupas mais curtas e justas.
Para valorizar suas curvas, remomendo tecidos que tenham lycra e elastano. Eles se ajustam ao corpo. Use sempre roupas que marquem a cintura. Deixa o visual super feminino. E como você tem pouco busto pode ousar nos decotes.
MAS, tudo tem um mas na vida, né?
O risco maior é cair na vulgaridade. Então, evite de usar algo que seja ao mesmo tempo: curto, justo e decotado.
Colocou uma saia curta e justa, coloque uma camiseta mais fechada e larguinha. Colocou a saia e a blusa justas, evite o decote.
O vestido é muito curto? Use larguinho e pouco decotado.
Equilíbrio é a palavra chave!
Caso ainda tenha dúvidas é só voltar.
Espero ter ajudado.
Beijo,
Nana

Vitória Nakasuga disse...

Oi,parabéns pelo blog!
Então, eu tenho 15 anos, peso 60 kilos, minha altura é 1,62, tenho 99 de busto, 79 de cintura, 105 de quadril,e 90 de coxa, queria saber quais são as roupas ideais para mim?
Ps: Eu tenho costa largas queria roupas que não aparecem que tenho tanto...
Grata Vitória

Mariana disse...

Olá, Vitória!
Obrigada pelo elogio e bem vinda ao Pequenos Frascos.
Pelas suas medidas você tem um corpo triangular, mais conhecido como pêra. Isso quer dizer que a sua parte inferior é maior que a superior.
Para equilibrar as proporções, você deve suavizar a parte de baixo e incrementar a parte de cima. Existem vários recursos para isso, tais como: cores escuras em baixo e claras em cima. Pecas de baixo sem detalhes...
Dá uma olhada no nosso poste de corpo triangular. Lá você terá mais dicas e verá fotos que podem te inspirar.
Se as duvidas persistirem é só voltar que tentamos esclarecer.
Beijos

eu disse...

Ameeii as dicas .
tenho 18 anos , 1.67 gostaria de saber meu tipo de corpo .
ombros=92.5
bustos=89
cintura=67
quadril=95
coxas=55
obrigada!

Mariana disse...

Olá!
Bem vinda ao Pequenos Frascos.
Pelas medidas que você nos passou seu tipo é o ampulheta mesmo. Sua cintura é bem mais fina que os ombros e os quadris e eles tem medidas bem parecidas.
Apesar de você não ter mandado o seu peso, pela sua altura e medidas você tem um corpo bem harmonico e fácil de obter um bom caimento nas roupas. Aproveite! Use nossas dicas e arrase.
Beijos

A voz de Deus disse...

obrigagada pela resposta aproveitarei sim as dicas , bom meu peso é 57,5

Mariana disse...

Ou seja, você é magra o que te dá uma liberdade maior na hora de ousar. Aproveite e sinta se linda!

Jussara disse...

Olá,tenho 1,63m e 60kg
minhas medidas são:
ombro:94cm
cintura: 70cm
quadril: 104cm
coxa:57cm
Gostaria de saber se meu corpo é ampulheta e por favor me digam se estou acima do peso,pois às vezes me acho gorda pra usar determinada roupa.Tbm acho que meu quadril é desproporcional às coxas.

Mariana disse...

Olá, Jussara!
Bem vinda ao Pequenos Frascos e obrigada pelo comentário.
Vamos por parte. Altura e peso não são suficientes para determinar se você está acima do peso. Um cálculo muito usado é o ICM e o seu está em 22,58 o que significa saudável.
Nesse link tem uma explicação básica: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_massa_corporal

Além disso, você tem que ver como é sua estrutura corporal. A minha cunhada é mais baixa que eu mas se ela pesar o que eu peso fica esquelética e se eu pesar o que ela pesa eu fico cheiinha.

Quanto às suas medidas, o seu corpo é triangular. Significa que seu quadril é mais largo que seus ombros. A diferença é significativa. Não acho que as coxas desproporcionais ao quadril não.
Quanto a que roupas usar temos um post sobre isso: Corpo Triangular ou Pera.
Mas a regra básica é tentar equilibrar as proporções. No seu caso, diminuir o volume do quadril e aumentar o dos ombros. Isso pode ser feito de várias formas como uso de cores, tecidos, modelagem...
Dá uma olhada no post e se tiver dúvidas é só voltar.
Espero ter ajudado.
Beijos

Jussara disse...

Olá Mariana,muito obrigada por esclarecer minha dúvida,eu acreditava que tinha o Corpo ampulheta,mas tudo bem...rsrs.Agora que sei o tipo do meu corpo(triangular ou pêra),fiquei desesperada quando li sobre que tipo de roupas evitar,vou explicar melhor,é que eu adoro legging e quem tem esse tipo de corpo não se deve usar,e agora o que eu faço?Não gostaria deixar de usar.Será que haveria algum truque(sobre a legging) que você poderia me ensinar ou vou ter que deixar de usar?

Mariana disse...

Querida, não se desespere!
Ter um tipo ou outro de corpo não determina nada. Todo mundo tem pontos fortes e pontos fracos. O lance é tirar partido dos fortes e minizar os fracos.
Quanto à sua paixão duas notícias: a boa pe que você pode usar legging sim!A ruim é que você não pode usar qualquer legging e nem de qualquer jeito. Mas, isso acontece com todo tipo de corpo. Lembra da questão das cores?
Então!
Tem esse post aqui falando delas. http://pequenosfrascos.blogspot.com/2009/05/elas-voltaram_06.html
Dá uma olhada!
Se você ainda continaur com dúvida é só voltar.
Beijos

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, as dicas são muito úteis! Mas ainda estou com dúvidas em relação ao meu tipo de corpo...
Tenho 1.65 de altura e peso 56kgs. Meus ombros medem 93cm, o quadril mede 98cm e a cintura 74cm. Meu busto é pequeno. Meu corpo é ampulheta?

Mariana disse...

Olá, Anônima! Bem vinda ao Pequenos Frascos e obrigada pelos elogios.
O corpo ampulheta caracteriza se por ombros e quadris com medidas semelhantes e a cintura com uma medida bem menor. A sua diferença entre quadris e ombros é de 5 cm. Aí entramos num território teórico. Alguns autores não estipulam até quanto pode ser a diferença entre eles para ser considerado semelhantes. Outros falam em uma diferença de 3 cm e, assim sendo, seu corpo seria triangular.
Eu prefiro trabalhar com o visual: quando você se olha no espelho você se sente proporcional ou acha que seu quadril é maior? Eu tenho os ombros um pouco maior que os quadris mas a sensação que eu tenho é contrária. Então, me preocupo mais em disfarçar os quadris do que não aumentar o ombros.
De qualquer forma, acho que vale você ler as dicas desse post e do para corpos triangulares.
Se ainda ficou alguma dúvida é só voltar que eu tento resolver.
Beijo,
Nana

Anônimo disse...

Ola adorei as dicas e gostaria que voce me diga o que eu sou.tenho 14 anos 71 de cintura,42 de ombro e 94 de quadril.
obrigada

Mariana disse...

Olá, Anônima! Seja bem vinda ao Pequenos Frascos.
Pelas medidas que você está me passando, seu corpo é triangular. A diferença entre seus ombros e quadris é grande. Para equilibrar o visual, procure peças que encham a parte de cima e disfarce a parte inferior. Dá um pulo no post que escrevemos para corpo triangular. Lá você encontrará dicas para seu formato de corpo.
Caso tenha mais dúvidas é só voltar.
Beijos,
Nana

Pâm disse...

Gostaria de saber o tipo do meu corpo. Minhas medidas são:

busto: 88
quadril: 89
cintura: 64
ombros: 85
minha altura: 1,72
meu peso: 52 kg

Quero saber as roupas que vão valorizar mais o meu corpo e o tipo de biquini que ficaria melhor em mim.

Obrigada!

Mariana disse...

Bem vinda, Pâm!
Seu corpo é o que chamamos de ampulheta de quadril largo. Vendo sua altura, seu peso e levando em conta suas medidas, você é uma magra com curvas. Uma privilegiada!
Quase tudo fica bem em você.
Biquini é o tipo que você preferir. Eu só ficaria atenta à calcinha de cintura baixa se seu tronco foi maior que suas pernas. Essa dica é valida também para as roupas.
Roupa também está quase tudo liberado para você. O que uma mulher curvilínea deve ficar atenta é porque a linha entre o sensual e o vulgar é muito tênue. Por isso, evite usar, num mesmo look justo,curto, decotado e transparência.
Dê uma olhada nas imagens do post. Elas devem te inspirar para que você encontre as peças ideais dentro do seu estilo.
Ah! Procure valorizar a cintura, mas, cuidado para não espreme-la.
Espero ter ajudado.
Caso tenha restado alguma dúvida é só voltar.
Beijo

Helane Ernst disse...

Oi tudo bem me chamo Helane e achei o artigo super interessante sobre os Biotipos.
Bom em primeiro lugar queria pedir pra vc me ajudarem a descobrir que corpo tenho se ele e ovalTriangulo invertido etc.
Sou Baixinha tenho 1,55 peso 57 quilos e tenho um pouco de barriga devido ter tido duas gestações bom quando estou mais magra a minha barriga diminue kkkkk. Normal se estou mais magra ela melhora. kkkkk. Quero compra roupas novas mais ainda nao sei o que fica melhor.
Se medi certo meus onbros tem 48 cm a cintura som a parte da frente deu 43 e os quadril deu 45 bom isso so medindo a parte da frente.
Sera que sou o triangulo invertido? me ajudem por favor. Se for possivel me da umas dicas roupas e sapatos.
Obrigada HELANE - SUIçA
PS: tenho 37 anos.

Mariana disse...

Olá, Helane!
Bem vinda ao Pequenos Frascos!
Vou tentar responder suas dúvidas da melhor maneira possível. Caso não seja satisfatório, é só você voltar que vemos como melhorar as explicações, tá?
Vou começar pelos sapatos. Assim como eu, você é baixinha. O mais importante pra gente é evitar que a nossa silhueta pareça divida. Então, com vestidos, saias e shorts um sapato que mostre o peito do pé ajuda muito! Se você for usar meia calça ou calça, o ideal é que você evite um contraste muito forte entre a cor do sapato e a da peça. Um sapato nude também é um grande aliado nosso! Tem alguns posts aqui que falo sobre isso. Dá uma navegada que você vai encontrar diquinhas e exemplos.
Suas medidas são complicadas de definir um tipo de corpo, já que a diferença entre os quadris e os ombros é de 3 cm. Muitos teóricos, adotam esses 3 cm como a diferença máxima que um corpo ampulheta pode ter. Mais do que 3 seria triângulo ou triângulo invertido. Eu te classificaria como ampulheta de ombro largo. O que isso significa na prática: você pode usar as roupas indicadas para o corpo ampulheta, tomando um pouco mais de cuidado com a parte superior, como se você fosse triângulo invertido.
Quanto a barriguinha, você pode pegar as dicas de corpo oval.
Eu fiz um post para cada tipo de formato de corpo. Acho que vale você dar uma lida.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa, volta!
Beijos

Helane Ernst disse...

Oi Mariana muito obrigada eu jurava que eu era um Triângulo Invertido. KKKK Mais ampulheta do ombro mais largo nunca iria imaginar. As Medidas que te mandei foram feitas so da parte da frente. Bom espero ter medido certo pois ja procurei videos na internet que mostram como fazer e nada então tentei fazer como vi em uma boneca. Acho que vc poderia fazer algo assim como um passo a passo para nos mesmas não erramos nas medidas. Olha tenho o pescoço curto.E meu Busto tem mais ou menos 45 cm se medi correto. Muito obrigada Mariana. bjs e o seu Blog e nota 1000

Mariana disse...

Olá, Helane!
Que bom que consegui te esclarecer.
Essa coisa de medida é mesmo curiosa. Sou consultora de imagem. Quando estava me formando, aprendi a tirar medida de várias formas para determinar um tipo físico. O que eu uso atualmente é feito com uma fita (ou mesmo um barbante). Não se baseia em números.
Há uma técnica que faz a medida só da frente como você fez.
Quanto ao ampulheta de ombro largo, conheci em um curso que fiz com a pioneira em consultoria de imagem no Brasil. Eu sou uma ampulheta de ombro largo. Quem é triângulo invertido, em geral, tem diferença maior, o ombro é reto assim como o quadril. Eu tenho os ombros arredondados e os quadris também. Minhas curvas, independente do pesos, são visíveis.
Quanto a ensinar, é complicado! O método mais fácil pra quem só vai usar o blog como referência é esse de quadril, cintura e ombro. No post sobre formatos de corpo, expliquei como tirar as medidas.
Volte sempre, sempre!
Beijos

Helane Ernst disse...

Oi Mariana gostaria mais uma vez agradecer pela sua atenção. Adorei as dicas. Sera que posso perguntar mais coisas? Bjs grande o Blog ta de parabens

Mariana disse...

Claro que pode, Helane!
É sempre um prazer atender nossas leitoras.
Fico no aguardo.
Beijos

Helane Ernst disse...

Oiiiiiiiiii Mariana tudo bem? sou eu a Helane outra vez. Dessa vez queria tirar uma duvida sobre o sapato nude.
Bom gostaria de saber se ele combina com qualquer roupa? ou se tenho que combinar o sapato com uma bolsa ou alguma peça de roupa? Obrigada pela ajuda.

Mariana disse...

Olá, Helane!
Sapato nude é um grande coringa! Por ser um tom neutro, ele combina com todas as cores. Quanto ao qualquer roupa, depende do modelo. Sapato nude que mostra o peito do pé um grande aliado na hora de alongar a silhueta. Escrevi sobre ele aqui: http://pequenosfrascos.blogspot.com.br/2009/05/sapato-nudeum-grande-aliado-das.html
Quanto à combinação não há regra. Hoje em dia, não há mais a obrigatoriedade de combinar sapato com bolsa e nem com cinto. Aliás, tudo combinadinho corre o risco de cair no brega. Eu acho que vale o gosto e o bom senso.
Eu sou baixinha e uma pessoa não cor. Adoro tons neutros. Então, costumo usar o sapato em uma cor igual ou bem próxima da cor da calça e usar uma bolsa colorida para alegrar o visual. Questão de gosto.
Da forma como você perguntou, minha resposta está meio vaga. Se você tiver dúvida mais específica é só mandar.
Beijos

Anônimo disse...

ola gostaria que me ajudasse!! acho que sou ampulheta mas n sei mto bem busto 80 quadril 80 cintura 62 aguardando sua resposta bjs

Anônimo disse...

olha pelo que vc respondeu em um de seus comentários sou igual a vc ampulheta de ombros largos mas me ajuda tenho o quadril bem pequeno entao a parte de cima tende a ser maior mesmo ombros 99 busto 80 cintura 62 quadril 80 me ajude bjs

Mariana disse...

Olá, meninas!
Vamos lá! Vou tentar tirar as dúvidas da melhor maneira possível. Caso não seja suficiente, é só voltar, tá?
Anônima 1: 80 de busto (é complicado porque a gente determina o desenho usando a medida do ombro. A diferença entre as medidas do busto e do ombro podem determinar um ou outro formato de corpo), 80 de quadril e 62 de cintura: Suas medidas de busto e quadril são bem maiores que da cintura e são iguais entre si. Com isso, você seria classificada como ampulheta. Sugiro que você refaça as medidas, usando a medida do ombro no lugar do busto.

Anônima 2: Pelas medidas, você é um triângulo invertido clássico. Sua medida de ombro (99) é muito maior que sua medida de quadril (80) e elas são maiores que sua cintura (62). A confusão que você fez foi porque levou em conta a medida do busto.
O desenho de um corpo, segundo o método adotado no blog por ser o mais simples e de mais fácil compreensão, leva em conta as medidas do ombro, quadril e cintura.
Vou repostar o texto que fala sobre como tirar as medidas. Muitas meninas estão fazendo esse tipo de confusão.

Espero ter esclarecido vocês. Bem vindas e voltem sempre!
Beijos

Anônimo disse...

ok refazendo tenho 99 de ombro cintura 62 e quadril 80 a tenho 1,70 e 55 quilos melhorou bjs aguardando resposta anonima 1

Mariana disse...

Anônima 1,
você é claramente um triângulo invertido. Sua diferença entre ombros e quadris é grande. Você é alta, magra e com a cintura bem fina. Você só precisa tomar cuidado com o que vai usar na parte de cima para não fazer com que seus ombros pareçam maiores. Fiz um post para cada formato de corpo,dizendo o que evitar e o que usar. Dá uma olhada! E se tiver mais dúvida é só voltar!!!
Beijo

Anônimo disse...

vo fazer so mas uma perguntinha para vc n me achar chata ma ;)vc disse que
. A diferença entre as medidas do busto e do ombro podem determinar um ou outro tipo de corpo ne e se fosse feita a medida pelo busto quadril e cintura como fiz da 1 vez eu seria ampulheta um bjo

Mariana disse...

Anônima,
sinta se a vontade pra perguntar sempre! Só não prometo agilidade na resposta.
É isso mesmo. Se você considerasse a medida do seu busto, você seria ampulheta. No entanto, você é claramente um triângulo invertido. Faz um desenho usando suas medidas, pode colocar a do busto e olha o que você vê. O que vai se destacar são seus ombros.
A coisa não é muito complicada. Em geral, essas coisas são fáceis de serem percebidas. E fazem muita diferença na hora da gente se produzir para se sentir mais alongada.
Volte quando quiser!
Beijos

Tais tina disse...

Já vi vários sites e revistas dizendo que o tipo ampulheta tem necessariamente a cintura fina. Esse não é o meu caso: tenho 107cm de ombro, 110cm de quadril, 87 cm de cintura e 101,5 cm de busto. Dependendo da roupa fico com ou sem cintura. Existem tipos ampulhetas que não são típicos? Ou um corpo pode ter a característica de mais de 1 tipo físico? Por favor, esclareça-me esta dúvida!

Mariana disse...

Bem vinda ao Pequenos Frascos, Tina.
Seu caso é parecido com o de uma outra leitora. Suas medidas são complicadas de definir um tipo de corpo, já que a diferença entre os quadris e os ombros é de 3 cm. Muitos teóricos, adotam esses 3 cm como a diferença máxima que um corpo ampulheta pode ter. Mais do que 3 seria triângulo ou triângulo invertido. Eu te classificaria como ampulheta de quadril largo. O que isso significa na prática: você pode usar as roupas indicadas para o corpo ampulheta, tomando um pouco mais de cuidado com a parte inferior, como se você fosse triângulo.
Quanto à cintura fina é uma questão de relativizar. Dentro das suas medidas, sua cintura é bem menor que seus ombros e seu quadril.
Te aconselho usar roupas que valorizem a cintura. Elas vão dar melhor a impressão de que sua silhueta é a de uma ampulheta.
Espero ter te respondido de forma satisfatória. Qualquer coisa, é só voltar. Vale dar uma olhada nos posts sobre formatos de corpo e nos comentários desse post aqui.
Beijo

Tais tina disse...

Muito obrigada, Mariana, você me ajudou bastante!

Mariana disse...

Que bom, Tais!
Volte sempre :)

Silvia disse...

Mariana, amei seu blog, sempre fui ampulheta mas agora depois dos 40 estou, digamos, uma ampulheta exagerada. Tenho muita dificuldade em comprar calças jeans que eu amo e preciso reformar meu guarda roupa.
Gostaria de pedir-lhe mais dicas para o verão atual, moro no interior é muito quente. Beijo Silvia

Mariana disse...

Sílvia, bem vinda ao Pequenos Frascos!
Que bom que você gostou do nosso espaço. Anda meio parado mas, na medida do possível, tento atender todo mundo aqui nos comentários.
Vamos lá! Peças para verão, quadril largo, cintura fina e mais de 40 anos.
Sem saber o seu estilo, fica difícil ser mais específica. Então, vou me ater aos clássicos, que caem bem e você vai dando os seus toques.
Acho que o grande truque de uma estação pra outra, de um ano pro outro é apostar nos acessórios. Eles mudam a cara da roupa.
Para o calor, acho que o principal investimento é no tecido. Procure utilizar mais tecidos de fibras naturais do que sintéticos. Linho, puro algodão e seda são certeiros!
Para começar a remodelar esse seu guarda roupa, eu apostaria em algo do tipo: um vestido preto e um claro, curtos; uma calça preta e uma jeans retas; uma camisa branca; 2 ou 3 blusas sem manga: 2 neutras e uma colorida; uma saia ou bermuda de alfaiataria; um blazer ou jaqueta mais acinturado, de tecido leve - só para cobrir os braços.
Aqui,vale a pena investir um pouco mais de dinheiro. São peças que podem te acompanhar por muitos anos.
Com essas peças e acessórios diversos, você terá muitos looks.
Nesses acessórios, você pode usar o que vai ser tendência nessa próxima estação: metálicos, tons pasteis tipo cor de doces, cores neons,étnicos, tribais e artesanais.
Quanto ao equilíbrio da sua silhueta, procure ter cuidado com as peças inferiores: calças, saias, bermudas... dê preferência às modelagens retas, cores lisas, menos detalhes. Deixe a parte de cima chamar a atenção.
Não sei se consegui te ajudar de alguma forma. Qualquer coisa, é só voltar.
Beijo,
Nana

Renata disse...

Olá,
estou com um pouco de dúvida sobre meu biotipo....
Bom, seguem minhas medidas:
Ombros: 93 cm
Busto: 88 cm
Cintura: 70 cm
Quadril: 94 cm
Coxas: 54 cm

Preciso desta ajudaaaaa...

Nana disse...

Bem vinda, Renata e desculpe a demora em responder.
Tomando por base suas medidas de ombro, cintura e quadril, você é ampulheta, já que as medidas de ombros e quadril são bem parecidas e a de cintura é bem menor que estas. Levando em conta suas outras medidas, diria que você é uma ampulheta curvilínea.
Você pode usar as dicas para corpo ampulheta, tomando um cuidado maior em não vulgarizar suas belas curvas.
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa, é só voltar.
Beijo,
Nana

Anônimo disse...

Olá,
eu tenho dúvida do meu tipo, e não sei o que usar porque acho que estou acima do peso com 16 anos! as minha medidas é as seguintes:
ombro: 97
busto: 84,5
cintura: 74
quadril: 97
coxa: 56
Me ajude por favoor!

Nana disse...

Olá,
isso de estar a cima do peso é muito relativo. Pelas medidas, você é realmente uma ampulheta. Porém, parece que você tem pouco busto. Para equilibrar a silhueta, tente dar destaque à parte superior do seu corpo e disfarçar à parte inferior. Priorize calças, saias, shorts lisos, sem muitos detalhes, em cores mais escuras, sem brilhos.Tome cuidado com as peças muito justas. Nas blusas, pode ousar mais um pouco.Só evite decotes muito profundos que podem diminuir seu busto. Dê uma olhada nas nossas dicas para corpo ampulheta e corpo oval.
Qualquer dúvida, é só voltar.
Beijos

Vanessa Alcântara disse...

Olá, eu tenho uma dúvida sobre o meu tipo de corpo. Sou ampulheta ou pêra?

Minhas medidas:
Ombros: 93
Busto: 84
Cintura: 65
Quadril: 96
Coxa: 54

Por favor, me ajude!
Obrigado!

Anônimo disse...

Oi,
Eu também tenho duvidas quanto ao meu corpo, não sei dizer se é pera ou ampulheta.
Tenho 101 cm de quadril, 64 cm de cintura, 88 cm de busto e 97 cm de ombros.
Eu acho que eu tenho muito ombro para ser pera, mas pouco peito para ser ampulheta. E em cada lugar que eu leio fala algo diferente sobre tipos de corpo.

P.S: Eu tenho 17 anos, minha altura é 1,64 e peso 53 quilos

Nana disse...

Vamos lá!
Bem vindas ao Pequenos Frascos. Espero poder ajudá-las.
Vanessa, pelas suas medidas, você é ampulheta sim. A diferença entre seus ombros e quadris é de 3 cm e a diferença deles para sua cintura é grande. É só você seguir nossas dicas.
Anônima, eu diria que você é um triângulo (ou pera) de quadril largo. A técnica que eu uso para a classificação diz que a diferença entre ombros e quadris deve ser igual ou menor à 3cm para que seja classificada como ampulheta. Sua diferença é de 4cm. Não chega a ser um triângulo clássico mas também já não é mais ampulheta.Você pode usar as dicas para o corpo ampulheta, prestando mais atenção na questão dos quadris.
Se as dúvidas persistirem é só vocês voltarem, tá?
Beijos

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber o meu tipo de corpo!
Ombro 111 cm
Busto 96 cm
Cintura 79 cm
Quadril 111 cm

Sou mesmo ampulheta ??

Paulinha Silva disse...

Tenho74 cm de cintura e 98de qual que formato e omeu corpo

Nana disse...

Anônimo,
com essas medidas você é ampulheta sim.
Paulinha,
Preciso das medidas dos seus ombros, cintura e quadril.
E me desculpem a demora em responder. Prometo tentar ser mais rápida.
Beijos,
Nana