segunda-feira, 27 de julho de 2009

Moda para Senhoras

Nessa nossa sociedade onde a busca pela eterna juventude é uma constante, eu tenho uma visão diferente na maturidade. Acho que a maturidade traz sabedoria, conhecimento. E isso se reflete no estilo de cada mulher. Acho que quando a mulher chega a uma determinada idade ela já sabe as cores de que gosta, o tipo de roupa que prefere. Pode até não saber o que lhe cai melhor, qual o corte que mais lhe favorece, mas a direção de gosto ela tem. E é a partir disso que vou escrever esse post.
Dentre as sugestões deixadas no post do sorteio tivemos algumas: moda para senhoras gordinhas.Já falamos de moda para gordinhas em alguns posts como aqui, aqui e aqui. As dicas de caimento, tecido, estampa, corte estão todas lá.
Acho que, então, podemos entrar mais na questão da idade. É muito difícil unificar em um só post a questão de “Moda para Senhoras”, já a definição de senhora varia muito e que cada mulher tem o seu estilo. Por isso, vou colocar minhas opiniões do que eu acho que uma mulher madura deve evitar e o que ela deve usar, mas num plano mais geral. Dúvidas específicas a gente vai tirando à medida que elas forem surgindo.
Para mim, o maior risco para uma mulher madura é querer se parecer como uma teenager. E quando isso acontece o ridículo é quase certo. Então, o uso do bom senso tem que ser redobrado. A lista dos NÃO PODE : vestidos, saia e shorts curtos, roupas muito justas, decotes vertiginosos, barriga de fora. Ainda que a moda fale em babados, laços, rendinhas... é preciso tomar cuidado como esses enfeites são usados na roupa para que não dêem um ar infantil à peça. Prefira detalhes ao invés de detalhezinhos... Aliás, melhor deixar os inhos de lado.
Não gosto, por exemplo, do estilo da Suzana Vieira


Foto:http://img.blogs.abril.com.br/1/famosos-moda/imagens/suzana-vieira-vestido-acessorios.jpg

Como eu disse acima, a mulher madura sabe do que gosta e tem que aproveitar para mostrar usa personalidade através da roupa que usa.
Como o corpo já não é o mesmo dos tempos da juventude (ainda que tenha muita senhora bem melhor que muitas menininhas), aconselho o uso de manguinhas para aquelas que o músculo do tchau insiste em acenar e o comprimento dos vestidos e saias devem ser no mínimo na altura do joelho, mesmo para as baixinhas. Aqui, acho que vale mais o bom senso que qualquer outra coisa. Num país como o nosso, onde o calor é uma constante, acho que ok blusa sem manga se a mulher estiver bem com ela mesma.
Para quem acha que a maturidade só traz desvantagens, eu vejo, pelo menos uma, que me agrada muito: usar clássicos sem peso, sem parecer que você está fora de época, engessada numa roupa que não é sua. Então, queridas, usem e abusem dos cortes e estampas clássicas. Eu acho super chique um terninho bem cortado, risca de giz, que é uma estampa que alonga, usado com um colar de pérolas. Para não ficar pesado é só usar junto com uma super bolsa colorida (eu usaria uma vermelha, feliz). Me digam, isso é roupa que uma garota de 20 e poucos anos sustente com classe? Não, né?
Acho a Marieta Severo um bom exemplo. Mesmo usando roupas curtas ou decotas ela mantém a pose.




Então, minha dica principal é essa: use o conhecimento sobre o seu gosto, seu estilo e alie às dicas sobre formato de corpo, proporções, coisas que caem melhor e mostrem que maturidade nada tem a ver com caretice.
Queria deixar registrado aqui também que foi muito difícil fazer essa pesquisa, pois, assim como roupas para gordinhas, nude para negras, o material que eu encontrei para moda para senhoras foi bem escasso. Saiu tudo da minha cabeça mesmo. Mas, para não falar que ninguém se lembrou das senhoras, um personal stylist de Porto Alegre, o Lutti escreveu dois posts bem bacanas sobre o assunto. Deixo aqui os links para que vocês dêem uma olhada.
e
Nana



Nenhum comentário: