segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Moda tamanho grande: roupa para festas

No fim do mês, uma tia do meu marido vai se casar com um cara que foi o seu primeiro namorado. O grande detalhe desse casamento é que o namoro não foi para frente à época, e depois de mais de 40 anos, se reencontraram e vão se casar. Ela estava solteira, vivia para cuidar de sobrinhos e tios. Num final de semana, ela fará 70 anos e no outro, ela casará. Não será na Igreja, mas faremos uma festa para celebrar a união e um padre amigo os abençoará. Parece história de novela...
E aí veio a grande questão: o que vestir?
Tenho que escolher entre algumas opções que já tenho, pois a grana anda curta e embora a ocasião mereça, eu não vou poder comprar nada por agora. Para variar, tive insônia e fiquei pensando, se eu não tivesse emagrecido, como eu iria vestida?
Relembrando o primeiro post da série: quando eu falo em tamanho grande, eu me refiro a tamanhos maiores que 48. Os chamados “tamanhos especiais” (detesto esse nome que deram).
É difícil acharmos roupas de festas tamanhos grandes com bom caimento. E normalmente, são de umas cores horrorosas, com uns recortes estranhíssimos. Fica todo mundo padronizado: duas peças com recortes na diagonal na blusa, saias com pontas medonhas e bordados exagerados. Medo !!!!
Embora, possa parecer difícil, há várias opções para mulheres que usam tamanho maior se vestirem de forma elegante numa festa.
Eu gosto muito dos vestidos com o corte envelope – é um tipo de vestido básico, que veste elegantemente, se adaptam a todo tipo físico. O corte envelope assemelha-se a blusas de corte cache-coeur.

Foto:http://images.blastro.com/images/artist_images/full/full_queen_latifah_artist_photo16.jpg


Usar duas peças também é uma ótima opção. A Silvia Popovic está ótima nesta produção com uma cache-coeur.
Fotos: http://www.caras.com.br/imagens/64711/20090128201908_64711_large.jpg
http://www.caras.com.br/imagens/58214/20081212155320_58214_large.jpg


Eu tive (ainda tenho, amo essa peça) um túnica cinza de seda, com bordados na gola, com a manga 7/8, que dependendo da produção, ia a várias festas. Era só mudar o sapato e a legging que ficava elegante. Eu a usava soltinha. Na foto, é uma vermelha que eu usava em festas também, aliás, foi minha roupa do casamento civil, mas aqui eu levei para uma viagem e a usei durante um jantar informal.


Ainda nessa onda de túnicas, fica super elegante um vestido tubinho , mais certo no corpo, de corte reto que deve vir acompanhado de uma túnica de tecido nobre, bordada ou não. Fica lindo e o efeito da sobreposição engana bastante, alongando e afinando a silhueta. Para as mais jovens, é uma excelente opção. Basta limitar a altura do joelho. 


As mais senhoras, podem usar longo, ou ainda, fazer dessa túnica, um chemisier e usá-la aberta. Ainda é possível jogar e brincar com as cores e tons.





Foto: http://www.happynews.com/showImage.aspx?fn=1312007/iconic-gowns-set-stylish-tone-oscars.jpg
 
Eu amei esse vestido da Preta Gil. Ela está muito bem. Mas a barra está comprida demais, o que não é legal.

Uma boa opção é o vestido do tipo camisola. Mas ao invés das alças finas, use uma alça larga, mesmo se for com ombros de fora e faça um decote que esconda as gordurinhas das costas. E uma boa dica é fazer o vestido bem sequinho na frente, com bordados discretos e atrás, veja onde tem gorduras a serem escondidas e faça um drapeado que caia sobre as costas. Disfarça que é uma beleza e garante o charme do look. Vale dizer que o forro do vestido era de um tecido encorpado, mas a parte de fora, era de seda.

EVITEM:
Eu não acho legal, quando a pessoa que veste tamanho maior, usa tecido encorpado, fica corpo demais, marca formas demais. Olha como a Jennifer Hudson errou e Queen Latifah ficou estranha, com um volume além do que ela tem:
Há mais tempo, vi no programa do Ronnie Von, um desfile de moda festa que uma das modelos veste tamanho especial. Ela estava linda. No site da grife – Suely Caliman – só achei o vídeo do programa Mulheres. A mesma modelo desfilou. Mas confesso que no dia do Ronnie Von, eu gostei mais. Para quem é de São Paulo, vale a pena conhecer a loja, que sempre me encantou pela vitrine. O site da loja é http://www.suelycaliman.com.br/. Não deixe de ver os vídeos. Vocês reparam que tem pouca foto de roupa preta?
Esse negócio de que preto emagrece e só o preto fica elegante é tabu. Vamos usar e abusar das cores.
Um blog bem legal e específico para as mulheres que usam tamanhos maiores é: 

 http://mulherao.wordpress.com/. Não deixem de visitar. Vocês vão gostar.
Ana

4 comentários:

Anônimo disse...

gostaria que me enviasse o site e o telefone para contato

Nanci disse...

Gostei muito deste blog, seu formato, sua proposta e as imagens escolhidas...parabéns.
Estou precisando de ajuda urgente!
Minha filha se casará no dia 18/12/2010 ( agora!!!) e decidiu fazer uma festa bem informal, num buffet infanto juvenil aqui em SP.
Acontece que uso manequim 48 e não estou encontrando nenhuma opção.
Precisa ser elegante - afinal sou a mãe da noiva - mas não pode ter cara de festa, já que é proposto traje esporte fino.
Adorei as sugestões que encontrei aqui, mas, na prática, onde encontro estes vestidos? So tenho achado coisas em malha, que me parece casual demais.
vcs podem sugerir alguma loja aqui em SP? Com urgencia? Obrigada e parabens mais uma vez.
Nanci
nancideoliveiralima@gmail.com

Mariana disse...

Bem vinda, Nanci! Obrigada pelos elogios ao blog.
Não sei se posso te ajudar muito, pois, moro em Belo Horizonte e não conheço lojas de tamanho especial em São Paulo. A Ana que mora aí está viajando. Vou tentar entrar em contato com ela e ver se ela tem alguma sugestão.
De qualquer forma, vamos ao que eu acho que é um traje adequado, embora eu não saiba o horário da cerimônia e você não tenha especificado mais sobre seu corpo. Caso tenha dúvidas a respeito disso, procure os posts que escrevemos sobre formatos de corpo - tem mulher que veste 48 porque tem o quadril largo mas é mais fina na parte de cima.
De qualquer forma, acho que um vestido, tipo envelope, de um tecido mais leve como mousseline ou seda cairiam muito bem. Para não ficar formal demais, pode ser estampado. E você pode usar acessórios mais discretos. Ou o contrário: um vestido mais simples, com acessórios mais bacanas.
Nesse blog, a autora linka algum sites de loja tamanho especial em São Paulo: http://poderosasgordinhas.blogspot.com/p/o-blog.html.
Acho que vale olhar.
Espero que tenhamos ajudado. Caso você tenha mais alguma dúvida, entre em contato conosco que faremos o possível para auxiliá-la.
Boa sorte e felicidades para você, sua filha e sua família!
Beijos,
Nana

Isa Gomes disse...

Venda de roupas tamanhos grandes, moda grande, plus size pela internet.
Visite a loja virtual do 44 ao 54 Moda grande.
Acesse: http://do44ao54.virtuapro.com.br/
várias confecções reunidas em um único site.
Isa Gomes.